Quem somos

O Instituto de Gestão Educacional e Valorização do Ensino é uma Organização Social, sem fins lucrativos, que tem por objetivo parcerias públicas e privadas, administrar e manter escolas municipais, estaduais, federais e outros do poder público, mediante contrato de gestão.

Nosso foco

O IGEVE é uma instituição voltada para a gestão educacional no âmbito pedagógico, administrativo, financeiro e da gestão de pessoas, considerando as complexidades e especificidades de cada organização, a educação constitui-se como um dos principais pilares da evolução e desenvolvimento de uma nação nos diferentes contextos: histórico, social, cultural, político, econômico, tecnológico, étnicos e outros. O fortalecimento da sociedade como um todo depende de uma “Educação de Qualidade”, inclusiva e acessível para todos.

Nossa visão

Desenvolvemos nossos trabalhos atendendo a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais – LDB, e demais legislação em vigor, buscando promover: Humanização na educação de crianças, jovens e adultos; Respeito e ética aos valores humanos e a diversidade; Inclusão social e igualdade de condições para o acesso e permanência do aluno na escola; Valorização na interação entre educadores e alunos; desenvolvimento e acesso às diversas tecnologias; Gestão democrática nas unidades escolares e sistemas de ensino e participação da família e da comunidade nas unidades escolares.

Por meio de Contratos de Gestão, o IGEVE tem como objetivo desenvolver projetos educacionais com base na aprendizagem sócio interacionista, realizar uma gestão democrática eficaz, eficiente, bem como contribuir para o fortalecimento dos sistemas educacionais visando que cada municipalidade alcance as metas e estratégias conforme seu Plano Municipal de Educação – PME e em consonância com o Plano Nacional de Educação – PNE.

assinatura

Profª Ms Sueli de Sá Giovani

Acreditamos que...

Ambientes

Ambientes

Organizar ambientes afetivos, seguros e culturalmente significativos é fundamenta para as experiências, desenvolvimento e conhecimento do mundo e do outro, por parte da criança.

Acreditar

Acreditar

Acreditar na criança pequena é dar atenção as suas falas, ações, desejos e necessidades, muitas vezes observar mais e dar tempo a elas pode ser mais importante que ocupá-la com ações que não faz tanto sentido.

Relação

Relação

É muito importante estabelecer uma relação afetiva com a comunidade local e isso pode ser traduzido na organização de ambientes que reconheçam e que acolham o modo de ser e de viver das famílias e da comunidade, mostrando para as crianças que isso tem valor.

Pais

Pais

Trazer os pais para confeccionarem brinquedos ou organizar os ambientes das crianças no ambiente educacional ajuda aos pais a ver a importância que aquilo tem para as crianças.

Familia

Familia

A relação entre a escola e a família é uma relação que tem o potencial muito grande, se ela é construída a partir da confiança. A confiança se dá cotidianamente pelo vínculo que é estabelecido e pela forma como a escola pode acolher as famílias quanto a suas críticas na análise que se faz sobre a organização do trabalho, além disso as famílias podem ter muito conhecimento sobre a educação de crianças pequenas, sobre suas práticas e sobre sua própria cultura.

Eixos

Eixos

Segundo as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, as práticas

pedagógicas devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras

Orientação

Orientação

A criança deve ser o ator, a pessoa que constrói junto. O professor não está lá para dizer como deve ser feito, ele orienta e a criança constrói o conhecimento junto.

Propostas

Propostas

Em um ambiente escolar rico deve ser proposta para todas as crianças as experiências culturais de aproximação com a escrita, a leitura, as ciências e as artes.